Em 1992, na minha Dissertação de Mestrado, elaborei um quadro de referência para compreendermos a mudança de paradigma que está em curso no domínio linguístico da ciência. Distingui os pressupostos que constituem o paradigma tradicional da ciência e os novos pressupostos de uma ciência contemporânea emergente. E ainda localizei nesse quadro de referência o pensamento sistêmico/cibernético, tomado como base epistemológica da terapia familiar sistêmica. Em consequência disso e da publicação do livro Terapia Familiar Sistêmica. Bases Cibernéticas, passei a ser convidada a apresentar essas ideias que desenvolvi.
Em 1995, participando numa mesa redonda, afirmei publicamente que estava considerando o “pensamento sistêmico como o novo paradigma da ciência”. Ao final, além de me fazerem várias questões, também me sugeriram escrever sobre as ideias que havia apresentado.
Em 2002, publiquei o livro Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência. Esse livro teve e tem ainda hoje grande repercussão e está na sua 11ª edição. Em breve será também lançada a versão em inglês.
Por sua vez, a Metodologia de Atendimento Sistêmico está publicada em coautoria, na obra em 3 volumes, Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais:
Vol. 1 – Fundamentos Teóricos e Epistemológicos, 2005;
Vol. 2 (Tomos I e II) – O Processo de Atendimento Sistêmico, 2007;
Vol. 3 – Desenvolvendo Práticas com a Metodologia de Atendimento Sistêmico, 2010.
Essa obra se constituiu como bibliografia básica nos cursos de Pós-Graduação em Atendimento Sistêmico ministrados, entre 2001 e 2010, no IEC PUC-Minas, em Belo Horizonte-MG, no IDEF, em Goiânia-GO e no INDESP, em Vitória-ES e, também, desde fevereiro de 2018, na pós-graduação que estou coordenando no CEULP-FULBRA, em Palmas-TO.
Atualmente, ministro palestras, workshops e cursos, além de disciplinas de pós-graduação em cursos de diversos estados brasileiros, apresentando o Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático e Metodologia de Atendimento Sistêmico.
Dentre diversas consultorias, atuei como consultora sistêmica do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Energia da PUC-Minas, coordenando conversações dos professores em um Ciclo de Reflexões sobre a fundamentação sistêmica das práticas de ensino inovadoras que vêm desenvolvendo. Esse processo culminou com a publicação do livro Engenharia de Energia da PUC-Minas. Uma iniciativa audaciosa de ensino (2018).