Sou Professora, Consultora, Palestrante sobre o Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático e sobre a Metodologia de Atendimento Sistêmico.
O Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático tem implicações em nossa forma de viver e atuar nas mais variadas áreas, em nossa forma de nos relacionar.
Assim, tenho abordado as implicações dessa nova visão de mundo: nas relações interpessoais; nas relações familiares; nas relações empresariais; nas relações família-escola; na mediação sistêmica de relações conflituosas; nas relações com o meio ambiente e a preservação ambiental; na abordagem sistêmica de programas /políticas sociais.
Para mim, uma implicação fundamental de ter assumido esse Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático foi o desenvolvimento da Metodologia de Atendimento Sistêmico, com a qual venho trabalhando.
Na sua aplicação, uma vez constituído um sistema linguístico em torno de uma situação-problema, uma Equipe Sistêmica coordena as conversações, criando um contexto colaborativo, de autonomia, no qual os próprios envolvidos na situação constroem conjuntamente a sua solução. Essa Metodologia já tem viabilizado e pode vir a viabilizar práticas sociais inovadoras nas mais variadas áreas, todas fundamentadas na minha proposta do Pensamento Sistêmico como o novo paradigma da ciência.
Além de workshops teórico-práticos sobre a Metodologia, ministro também cursos para desenvolver habilidades importantes para as práticas sistêmicas: como fazer perguntas reflexivas e desencadear mudanças; como coordenar um Encontro Conversacional do Sistema Determinado pelo Problema; como acompanhar o ”processo de rede”.
Acredito nos efeitos desejáveis de desencadearmos reflexões sobre a visão de mundo subjacente às práticas tradicionais e sobre a possibilidade de implementação de práticas inovadoras, assim como na necessidade de formarmos profissionais para uma atuação sistêmica, numa perspectiva de redes sociais.
Suponho que você possa estar querendo saber como cheguei até aqui.